Você tem mau hálito?

Por Nova DFL em segunda-feira, 22 jul 2013

Você tem mau hálito? Você já percebeu, ou pior… alguém te disse? Saiba que esse é um problema muito comum, e as suas causas muitas vezes estão ligadas a coisas simples que muitas vezes deixamos de fazer.A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta. Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica.

Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.

Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.

 

Causa do mau hálito
O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas “compostos sulfurados voláteis” ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.

Outras causas do mau hálito podem ser:
– Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
– Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);)
– Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
– Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
– Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal);
– Pacientes em dietas regulares.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a se livrar desse probleminha!

BEBA ÁGUA: Beber quantidades generosas de água durante todo o dia ajuda a manter a boca umedecida, além de remover quaisquer resíduos alimentares que por ventura tenham resistido a escovação, além de evitar a formação de placa bacteriana, que quase sempre resulta em mau hálito.

MASQUE CHICLETES: Não apenas pelo gosto e pela refrescância, mas o chiclete também ajuda a combater a halitose. Mascar um chiclete sem açucar pelo menos uma vez por dia ajuda a manter a boca sempre bem úmida e com salivação suficiente.

TOME IOGURTE NATURAL: Seja ele comum ou sem açucar, o iogurte tem um teor de carboidratos com indice glicêmico baixo, isso ajuda a prevenir a proliferação de bactérias que podem causar mau halito, além de combater as cáries também. Ele também ajuda a diminuir o gás sulfídrico, que em algumas pessoas causa o temido mau hálito.

BEBA CHÁ VERDE: Sempre sem açucar ou com adoçante, o chá verde ajuda também na salivação, que como dizemos acima ajuda em conter o hálito. Vale lembrar que o chá verde não deve substituir a água. Uma chícara por dia no café da manhã por exemplo, já é suficiente.

BEBA CHÁ DE BOLDO OU ALECRIM: Eles são indicados após o consumo de algum alimento gorduroso, pois ajudam na digestão e evita a liberação de gases produzida por alimentos de digestão complexa.

COMA MAÇÃ E CENOURA CRUA: Sempre consumidos crus, são alimento ricos em fibras, que ajudam na salivação e na limpeza dos dentes e língua.

ESCOVE A LÍNGUA: Escovar só os dentes não adianta! A maioria dos restos de alimentos e bactérias ficam acumuladas na língua, e se você não limpa-la bem, não vai adiantar nada! Nas farmácias são vendidos acessórios exclusivos para a limpeza dessa região!

PASSE FIO OU FITA DENTAL: Escovar os dentes e a língua são dois passos importantes, mas usar fio ou fita dental é essencial… afinal não adianta deixar sujeira entre os dentes! Use sempre, após as refeições e antes de escovar os dentes!

USE ENXAGUANTE BUCAL: Os enxaguantes bucais ajudam muito na limpeza da boca, pois muitos contém agentes que combatem as placas e o tártaro!

NOS CASOS MAIS GRAVES, CONSULTE UM MÉDICO! O seu problema pode estar sendo causado por outro fator! Procure um especialista para se tratar, afinal mal hálito também pode ser um alerta vermenlho de que a sua saúde não anda muito bem!

Nossa dica é que consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.

 

Como avisar que alguém está com mau hálito? Clique aqui e confira o vídeo!

 

Fontes:
Portal Terra Saúde e Fala Mundo.