Cariologia – estudo dos processos biológicos da cárie.

Por Nova DFL em quarta-feira, 16 jan 2013

Caracterizada pela deterioração do dente, a cárie está entre os problemas bucais mais temidos pelos pacientes. Isso porque essa doença representa um grave risco à saúde: quando não tratada, pode destruir nervos dentais, infeccionar raiz e polpa dentária, causar a perda completa do dente afetado e até levar ao desenvolvimento de cardiopatias e tumores malignos.

Por ser uma alteração bucal tão perigosa, a Odontologia possui uma especialidade dedicada exclusivamente ao estudo dos processos biológicos que levam à formação da cárie e a relação dessa doença com o restante do corpo: a cariologia. Essa subdivisão odontológica é estritamente teórica, dedicada apenas ao entendimento da dinâmica da cárie odontológica.

As ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões cariosas são de responsabilidade de outras especialidades odontológicas — em geral, periodontia, endodontia e dentística. Por isso, a cariologia não aparece entre as 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia como áreas de atuação do dentista profissional.

Seja qual for a especialidade envolvida, vale sempre destacar que a cárie é uma doença comum e de tratamento simples, mas que pode evoluir rapidamente para enfermidades mais graves se não for devidamente tratada.

Por isso, não deixe de prevenir o desenvolvimento de cáries com a correta higienização oral e o uso diário de fio dental. O consumo de produtos que contenham flúor também auxilia no combate às cáries, bem como uma dieta balanceada, com baixos teores de açúcar e amido.

Fonte: Blog Kamila Godoy